domingo, 11 de abril de 2010

Pipoca: um estouro de sabor.

Chuva, friozinho, filmo novo, cobertor e lógico um monte de pipocas e um refri pra rebater. Pipoca nunca enjoa e o pior é que vicia, quanto mais se come mais se quer comer. Ela não nutre tanto mais tem muita fibra, ferro e cálcio. Pensando melhor de onde surgiu a pipoca? Será que alguém jogou o milho na panela, pôs sal e óleo e quando foi botar a água pra cozinhar levou um susto pensando que era tiro. Eu pesquisei e adivinha, não foi nenhum japones nem americano, foram os índios, bem de certa forma foram os americanos. Em regiões como Peru e Utah, nos EUA, foram encontrados indicios do preparo de pipoca pelos índios. Sabe-se, porém, que inicialmente os índios preparavam a pipoca com a espiga inteira sobre o fogo. Depois, eles passaram a colocar só os grãos sobre as brasas - até inventarem um método mais sofisticado: cozinhar o milho numa panela de barro com areia quente.
Índio sacana...
Já que quando não pescavam, nem caçavam, só tinham milho e mandioca, tinham que inovar mesmo. O importante não é como, nem porquê, mas que tem pipoca e muita pra todo mundo. Então dúvida resolvida vou ir olhar o filme, até a próxima...

Um comentário:

Cléo disse...

Bem, realmente a pipoca é uma coisa gostosa e que vicia. E coincidentemente ontem vi uma mensgem sobre a pipoca (muito interessante) ela sofre uma transformação, de um grão duro se fica uma delícia e muito macia.